Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Relógio

Vejam em outras línguas

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish
 

Páginas

29 de jul. de 2010

Entrevista com a Kakophilia




Olá Pessoal!

Aqui é a @Dyedre_P, e esta é minha primeira entrevista pro blog ''Música A Cultura dos Nossos Ouvidos'', mas virão outras, claro que sim! \o 

Estou aqui com Thales Lari. Ele é compositor, guitarrista e vocal da banda Kakophilia.

O Kakophilia já tem um EP disponível na internet, que contém apenas alguns experimentalismos, organizadas com o mínimo de gravações e instrumentos. Atualmente está se estruturando em um novo projeto, tendo o apoio de uma banda com Jonathan Venute (bateria), Dário Fernando (baixo), Luís Gotta (teclado), dentre outros integrantes, onde estão ensaiando músicas próprias e cover de grupos alternativos como Pere Ubu e Joy Division. A banda não tem um direcionamento musical definido, mas o novo projeto irá misturar rock, sons eletronicos e experimentalismo no geral. 

Agora que vocês já sabem um pouco sobre a Banda Kakophilia, vamos entrevistar o Thales e mostrar pra vocês que ainda surgem bandas decentes que talvez existam já há tempos, mas que agora estão ganhando mais espaço no mercado musical da sociedade Brasileira. Aleluias né rs.


Música A Cultura dos Nossos Ouvidos: Olá Thales. Obrigada por aceitar a entrevista. Primeiramente, qual é o significado da música para você?
Thales Lari: Básicamente movimentos cadenciados pelo som. Simplesmente isso. Se esses sons estão em movimento, formam uma música, e eles provocarão algum tipo de sensação. A música é abstrata, sempre foi e sempre será. e mais do que isso, é uma das formas mais legítmas e básicas de arte conscientes em sociedade.

Música A Cultura dos Nossos Ouvidos: Quando você começou a gostar de música de verdade?
T.L.: Toda música pode ser de verdade quando agente encara aquilo como uma verdadeira forma de expressão. Veja bem, eu não sou da geração dos anos 90, mas nasci ouvindo toda aquela parafernália linda dos anos 90. Aquela era a época onde tudo ia por agua abaixo, mas conseguiram produzir muita coisa boa. Além disso, tem as obras mais antigas, grupos como o Kraftwerk expandiram meu gosto e até lá eu curtia outras coisas excêntricas, do post-punk ao industrial. No colégio ainda haviam amigos que gostavam de Nirvana, Sex Pistols, Meat Puppets e coisa e tal.

Tive vontade de ter uma banda quando comecei a ouvir Nine Inch Nails. Eu queria fazer música sozinho, como o Trent Reznor, talvez por não ter outras opções na época e porque pra mim valeria muito mais apena aquela cumplicidade estética e ideológica que só acontece quando estamos sozinhos. Quanto mais intimista, mais sairá dali um conceito polido e expressivo o suficiente.

Música A Cultura dos Nossos Ouvidos: Quais são as bandas Inspiradoras para você?
T.L.: Então, eu acho que cada época teve a sua virtude e ajudou a insipirar alguma coisa....

Tem aquelas que flertam mais com o pop como o Nine Inch Nails, Beck ou Radiohead, assim como aquelas que ficaram num circuito mais específico... Pere Ubu, Talking Heads, Sonic Youth, Merzbow, The Residents, Velvet Underground, Throbbing Gristle, Frank Zappa...  tem muito artista que já passou por aí e deixou sua marca como um relâmpago.

Existe uma afeição por músicos vanguardistas não ligados ao rock também, coisas mais antigas, experimentos como o do Stockhausen.

Música A Cultura dos Nossos Ouvidos: Você acha que a música é coisa de momento, ou dá futuro mesmo?
T.L.: A música nunca é coisa do momento. O que é do momento não é música.

Infelizmente, nem tudo o que vale apena se imortaliza como muitos acreditam, mas concerteza haverá alguma forma de achar esse tipo de artista que vale apena por referencia ou influencia, mesmo que a muito custo.

Música A Cultura dos Nossos Ouvidos: Você faz faculdade, ter banda atrapalha nos estudos, ou é tudo normal?
T.L.: Faço Produção Audiovisual. Nada é facil, tudo atrapalha e ao mesmo tempo nada atrapalha.

Acho que depende do ponto de vista e da força de vontade. Se voce se concentra em determinada forma de ver as coisas, não atrapalhará, mas nem sempre é assim. Eu preferiria não fazer nenhuma faculdade pra me dedicar apenas a arte, mas mudei de idéia pra levar o projeto adiante.

Música A Cultura dos Nossos Ouvidos: Você sente dificuldades em trabalhar com a música?
T.L.: Nunca é dificil trabalhar com aquilo que realmente se quer fazer, só é trabalhoso. Nós estamos dispostos a pagar o preço por fazer o que desejamos, o que vai exigir paciência porque escolhemos mecher com coisas que algumas pessoas não estão tão acostumadas a ver ou ouvir.

Muitas pessoas vão nos odiar ou imaginar coisas a nosso respeito por causa daquilo que queremos fazer, mas temos noção total disso.

Música A Cultura dos Nossos Ouvidos: E a fama? (risos)
T.L.: (Risos) Um bando de doido mechendo com experimentalismo... Bom, agente ainda tá realmente começando, não temos nada disponível pra mostrar, só um EP bem antigo que fiz em 2008, se não me engano, e masterizei pra lançar no começo desse ano.

Agora agente ja tem muita coisa nova e diferente que ainda não saiu do papel, mas temos fé que conseguiremos nos apresentar e lançar o nosso primeiro cd (mais acessível talvez), Mousike Tecne, até o final do ano.

A fama pode esquecer, e ainda bem, mas ficaremos felizes se houver algum tipo de reconhecimento, ou se conseguirmos provocar quem merecer ser provocado.


Música A Cultura dos Nossos Ouvidos:  Qual a mensagem que você deixa para todos aqueles que querem seguir a carreira de músico?

T.L.:  Bom, eu não sou exemplo pra ninguém... mas a unica coisa que acharia legal dizer é para serem sinceros consigo mesmos. A música e o rock não tão aí pra ter mulher ou dinheiro, ou mesmo pra, sei lá, enfim... o fato é que no Brasil ainda temos muita restrição artística. Nossa "crítica musical" é reacionária e grande parte dos ouvintes também gostam de segregar as coisas. Ja é a hora de darmos mais espaço pro novo de agora, aprendendo com aquilo que já se foi, e sem deixar de vislumbrar o futuro também.

E só para divulgar... a banda foi convidada pra fazer parte de uma compilação tributo ao Eraserhead, filme do David Lynch, junto com ótimos artistas da música experimental no Brasil e em outros países também. Não sei quando ficará pronto, vai depender de diversos fatores, mas em breve estará disponível o download gratuito pra todo mundo conferir no orkut e site oficial.

Questionário:

Deus: Sou deísta agnóstico.
Família: Cabeça Dinossauro!!
Amigos: Amigos amigos, bandas a parte.
Time do coração: Nenhum.
Nunca faria: Direito. haha
Sempre fui atraído por: Tudo o que for estranho, desconfortável, triste ou repugnante.
Minha maior qualidade: Acho que vou morrer um dia né?
Meu pior defeito: Aí só existindo.
Sendo tímido aprendi: Timidez e frustração te leva a novas dimensões.
Sempre quis dizer: Macaco verde!
Nunca usaria: Uma camiseta do Metallica (risos)
Minhas escolhas são baseadas em: Tédio.
Amor: Música.
Uma pessoa: Charles Manson (risos)
Uma cidade: São Paulo.
Um pais: Não faz muita diferença.
Uma estação do ano: A que chover mais.
Uma comida: Queijo.
Memórias escritas são pra mim: Coisas que eu já esqueci. Porque sou muito esquecido.
Uma frase: A verdade não existe, vivemos apenas dentro de pontos de vista.


Se você quer conhecer a banda:

Os links:
http://www.blogger.com/goog_527089641
http://www.kakophilia.com/ (se estiver fora do ar, tente http://www.studiolari.com/clientes/kakophilia)

EP inteiramente experimental, não é o conteúdo principal da banda. Em breve estará disponível o primeiro cd com músicas mais completas e acessíveis.

Mediafire: http://www.mediafire.com/?tvz1yiyontj
Pure Volume: http://www.purevolume.com/Kakophi


Enfim segue ae @Dyedre_P e @Musicaacultura



Nenhum comentário: